Página principal/pt-br

De LAPPSO-UEM: Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora

Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora
Image:Geographylogo.png

Tabela de conteúdo

Apresentação

Criado em 2006, o Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem se firmado como um núcleo de pesquisas nos campos da Música Eletroacústica e da Computação Musical, enriquecendo a vida cultural e acadêmica do norte do Paraná, uma região brasileira sem uma tradição sólida nestas áreas do conhecimento. Por meio de ações de pesquisa e de extensão universitária, incluindo programas de Iniciação Científica, o LAPPSO-UEM pretende fomentar, promover e viabilizar o trabalho criativo musical de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da UEM e das comunidades vizinhas e colaboradoras.


A Origem do Laboratório

A criação do LAPPSO-UEM resultou de um projeto de pesquisa coordenado por Marcus Alessi Bittencourt, doutor em Música pela Columbia University in the City of New York e professor de Composição e Matérias Teóricas no Departamento de Música da UEM. Este projeto, intitulado \"Soluções para implementação de cadeias completas de Produção e Pós-Produção Digitais Sonoras por meio de software livre em computadores com o sistema operacional Linux\", recebeu financiamento de uma agência pública de fomento, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, para adquirir equipamentos e montar um estúdio piloto de produção sonora vinculado ao Departamento de Música da UEM. Esta pesquisa envolveu o uso exclusivo de software livre e teve como objetivo mapear as tarefas e procedimentos necessários para a confecção de composições eletroacústicas e trabalhos de produção e pós-produção sonora digital, descrevendo o hardware mínimo necessário para tal estúdio, as principais peças de software-livre disponíveis para a execução de todas as tarefas mapeadas e provendo as instruções básicas para a configuração e operação eficiente de todos estes elementos. O LAPPSO cresceu em torno das atividades e do estúdio piloto deste projeto.


A Preferência pelo Software-Livre

A escolha de trabalhar com software livre dá a um estúdio de produção sonora uma capacidade enorme para crescimento, adaptação, configurabilidade e inter-operacionabilidade entre aplicativos, tudo isto com um orçamento muito inferior ao necessário na implementação de estúdios semelhantes com software e hardware proprietários. Entretanto, as mesmas características que tornam atrativo o trabalho com software livre criam uma série de problemas: a descentralização da pesquisa e desenvolvimento de software, a falta de garantias de qualidade, operacionabilidade e viabilidade dos aplicativos, ausência ou desorganização de documentação e material instrucional, além da falta de suporte técnico direto. Tais características são inerentes à própria natureza do trabalho com software livre e um trabalho bem sucedido nesta área requer um diálogo criativo com esta problemática, pedindo um conhecimento completo dos processos de produção sonora a serem realizados a cada etapa da cadeia de produção e a capacidade de manobrar eficientemente pela miríade de grupos internacionais de desenvolvimento de software-livre, juntando todas as informações necessárias para localizar, coletar, montar e operar uma coleção de aplicativos de produção sonora eficiente, integrada e sempre em expansão e renovação. Nós acreditamos que o uso de software-livre irá possibilitar a uma maior fatia de músicos, produtores, sound designers e pesquisadores de todo o mundo, em especial os dos países em desenvolvimento, o acesso às mais novas tecnologias de produção, permitindo a criação de produtos e pesquisas sem limitações de qualidade e escopo devido a deficiências orçamentárias. Esta universalização do acesso à tecnologia servirá para estimular o crescimento e a descentralização da pesquisa e criação mundiais na área de Computação Musical tanto no âmbito nacional como no internacional, no espírito mesmo da comunidade mundial de software livre: uma multiplicidade de grupos de trabalho sem fronteiras, todos altamente e igualmente capacitados para o trabalho por meio de uma intensa troca de conhecimentos.


Os Objetivos do Laboratório

O LAPPSO-UEM tem como objetivo fornecer as condições para a realização das seguintes atividades básicas:

  • A implementação de técnicas e estúdios de produção sonora completos e eficientes exclusivamente por meio de software livre para o sistema operacional Linux;
  • A distribuição para a comunidade em geral dos métodos e técnicas pesquisados e colecionados, na forma de uma distribuição especializada do Linux, conjuntamente com um completo e multilíngüe website instrucional e de documentação em estilo wiki.
  • O estímulo ao trabalho e à instrução da composição musical, tanto instrumental como eletroacústica, com o auxílio das tecnologias computacionais;
  • A pesquisa criativa nas áreas de composição musical, música eletroacústica, computação musical, composição auxiliada pelo computador, treinamento auditivo, cognição musical, isso apenas nomeando algumas das possibilidades, com ações ligadas a programas de Iniciação Científica e pós-graduação.
  • A instrução em nível de graduação, implementando uma disciplina básica e introdutória de produção sonora e computação musical como parte do currículo obrigatório do curso de graduação em música da UEM.
  • Ações de extensão universitária, promovendo e colaborando em eventos culturais e científicos, gravações, publicações, concertos, transmissões radiofônicas, palestras, bem como cursos e oficinas sobre temas como Pure Data, RTcmix, SuperCollider, técnicas de masterização, composição eletroacústica, solfejo e orquestração de objetos sonoros, difusão e espacialização sonora e computação física aplicada à Música utilizando Arduino e Freeduino.


O Projeto LAPPSO-Linux

Atualmente, o LAPPSO-UEM está desenvolvendo uma distribuição de Linux voltada ao trabalho com áudio que consolida as realizações do magnífico trabalho de coleção feito pela Stanford University e seu projeto Planet CCRMA, ainda com mais diversas outras adições nossas, na forma de um re-spin especializado, live e instalável da distribuição Fedora 10. A distribuição LAPPSO-Linux vem em duas versões básicas: uma versão leve (LAPPSO-Lettuce), que vem como um Live-CD instalável contendo uma coleção menor de software planejada para os trabalhos dos alunos das disciplinas de graduação da UEM, e uma versão completa (LAPPSO-Steak), que vem como um Live-DVD instalável contendo um kernel real-time do Linux e uma coleção muito maior de software projetada para a instalação uniformizada em todos os computadores de nosso estúdio. Ambas versões incluem um imenso arsenal de ferramentas para computação musical e produção sonora tais como Pure Data, RTcmix, SuperCollider, Ardour, NOTAM software, todas aparelhadas com uma quantidade considerável de bibliotecas e plugins LADSPA.


Convite

O LAPPSO-UEM expressa aqui suas intenções de colaboração em ações conjuntas e troca de idéias, juntando-se desta maneira às complexas comunidades mundiais de pesquisa em computação musical e música eletroacústica. O LAPPSO-UEM convida a todos os criadores e pesquisadores tanto nacionais como estrangeiros, quer como indivíduos, grupos ou centros de pesquisas, a propor colaborações e trocas criativas, educacionais e de pesquisa conosco. Entre os tipos de trabalhos que podem ser desenvolvidos sob a égide do LAPPSO estão: criação e composição musical, produção e pós-produção sonora para a mídia fonográfica, rádio, cinema, TV, teatro, dança e publicidade, incluindo a criação de trilhas sonoras, Foley e sound design, a composição de música eletroacústica tanto em tempo real como deferido, a produção de concertos eletroacústicos provendo os elementos para o processamento ao vivo, a espacialização e o controle da difusão sonora, a digitalização e arquivamento de coleções sonoras analógicas de bibliotecas, museus e centro culturais, bem como pesquisas e experimentos nos campos de Digital Signal Processing, computação física, acústica, psicoacústica e cognição musical. É especialmente bem-vinda a colaboração com nosso website wiki de documentação.


Informações para Contato

Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Departamento de Música
Av. Colombo, 5790 - Bloco 008, sala 6
cep 87020-900 - Maringá, Paraná - BRASIL