+

Artes Cênicas

Docentes do Curso de Artes Cênicas

Professores Efetivos

 

André Luis Rosa (Coordenador-Adjunto do Curso de Artes Cênicas)

Ator/Performer, Encenador, Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguísticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crítica, Teoria Queer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as seguintes Universidades Federais: UFBA, UFS, UFSM e UFRGS, e a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Integrou alguns coletivos artísticos, dentre os quais se destacam: Núcleo Vendaval, Trupe Trapo, Teatro Gente-de-Fora-Vem, NuMiollo e Família Varnel. Em 2015, fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) - aliado ao Grupo de Pesquisa Protocolos de Convivialidade (PPG/UEM) - que abrange um conjunto de pessoas e atividades de diferentes campos de investigação cultural, política e linguística, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em performance, dança, teatro e pedagogia, atuando na produção de espetáculos, performances, oficinas/workshops, assessoria artística/cultural e terapêutica.
Link para currículo Lattes                                         Contato: alrosa@uem.br

 

Martha Dias da Cruz Leite (Coordenadora do Curso de Artes Cênicas)

Diretora de teatro, professora e atriz. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se como bacharel em Artes Cênicas - habilitação em interpretação teatral - também pela UNICAMP. Atuou como Orientadora de Artes Cênicas no SESI-SP, onde era responsável pelo Núcleo de Artes Cênicas da unidade A.E. Carvalho. Foi professora convidada do curso de Pós-Graduação da Escola Paulista de Direito, onde ministrou aulas nas disciplinas "Didática para o Ensino Superior" e "Metodologia do Trabalho Científico". Participou como arte-educadora e artista-orientadora em diversos programas de cultura e educação dos governos municipais e estaduais de São Paulo: Programa Teatro Vocacional, Programa de Iniciação Artística, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Parceiros do Futuro, Escola da Família. Atualmente coordena o Projeto de Extensão Exercício de interpretação através da encenação e montagem de peças teatrais, que desenvolve atividades de pesquisa e produção cênica nas áreas de direção e interpretação teatral, com foco em práticas artístico-pedagógicas vinculadas à processos de encenação. Também possui experiência com curadoria, produção artística e gestão cultural.
Link para currículo Lattes                Contato: mdcleite@uem.br

 

 

Professores Colaboradores (temporários)

 

André Luiz da Silva Anelli

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Possui Especialização em Arte, Educação e Terapia pela Faculdade de Tecnologia América do Sul (2016), graduação em história pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente atua professor de Arte na Rede Pública de Ensino Básico do Estado do Paraná e como Professor Colaborador na Universidade Estadual de Maringá no curso de Artes Cênicas.
Link para currículo Lattes                      Contato: andreanelli2011@hotmail.com

 

Gabriela Pereira Fregoneis

É professora-artista-performer; Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). É autora do livro “Entre o Teatro e o Cinema: Experiências Performativas” - editora Prismas- e "Corporeidades Deslizantes - A cena explorada para além do sujeito" - editora Paco. Atualmente professora temporária no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas e práticas artísticas nas áreas de Artes Cênicas, com ênfase em  Poéticas Cênicas, Corpo e Mídias. Dirige o coletivo de artistas em atividades de pesquisa e extensão (SI)mento Urbano há três anos participando de eventos artísticos e acadêmicos a nível nacional e internacional.
Link para currículo Lattes                 Contato: gabiangelus@hotmail.com

 

 

João Alfredo Martins Marchi

Formado em Artes Cênicas e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professor de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Maringá. Atua e orienta dentro dos projetos de extensão “Grupo de pesquisa e experimentação cotidiana utilizando como paradigma a figura do Clown” e “Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de e nas Ruas”. Como ator participou, dentre outros, dos espetáculos “Rapsódia Circense” e “Orquestra de Bexigas”, do grupo Meu Clown, sob direção de Marcelo Colavitto. Participou do curso “Corpo, estado e criação no jogo do palhaço” ministrado por Silvia Leblon e do “Stage Aslarvaria, corso intensivo sulla fabbricazione della maschera in cuoio per La Commedia dell’Arte” ministrado por Antonio Fava. É integrante do grupo “Meu Clown”. É doutorando em Educação na Universidade do Minho de Braga – Portugal. Pesquisa a área da Sociologia a infância, enfatizando as relações de ensino entre as crianças, a improvisação e as máscaras teatrais da comédia.
Link para currículo Lattes              Contato: joaomarchi23@hotmail.com 

 

Ludmila de Almeida Castanheira

Desde 2008 articula os Festivais de Apartamento - eventos de performance arte, livres de curadoria, que ocorrem em casas de artistas que se dispõem a abrigá-los. Manteve, durante 2017 o Grupo de Extensão "Ações Performativas: fronteiras entre Arte e Vida", na UEM e, junto a esta instituição, desde 2014, organiza os "Bastardas: performance e táticas pedagógicas", eventos nos quais alunos e alunas realizam suas produções, além de contarem com a presença de performers convidadas para a troca de ideias sobre processos de criação. Performou nas unidades SESC (Palmas - TO, Santos - SP e Campinas - SP), junto ao grupo La Pocha Nostra, no II Encuentro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas (Bogotá - Colômbia), e tem acompanhado iniciativas independentes como o Ruído.Gesto Ação&Performance (Rio Grande - RS), Corpus Urbis (Macapá -AP). Em 2018 lançou o livro "Performance Arte: modos de existência".
Link para currículo Lattes                    Contato: ludmilacastanheira@gmail.com

 

Renata Carolina Pereira

Possui graduação em Licenciatura de Artes Cênicas (2014) e faz parte do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob orientação da Prof. Dra. Me. Verônica Regina Müller. Tem como objetivo levar a educação, o protagonismo, a humanidade e a emancipação por meio da arte. Como atriz, atua no grupo de teatro Meu Clown (desde 2011). Atualmente, faz parte do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), do Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de Rua, e do Grupo de Pesquisa e Experimentação Utilizando como Paradigma a Figura do Clown, todos pela Universidade Estadual de Maringá.
Link para currículo Lattes

 

Wagner Rosa

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016). Mestre em Educação (2009) e Bacharel em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral (2005) pela mesma instituição. Pedagogo (Licenciatura Plena) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus - ISEAP (2015). É professor da Faculdade de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá - UEM . É integrante do Conselho Acadêmico do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá - UEM. É professor, coreógrafo e encenador no Projeto de Extensão Corpo em Movimento Dança/Teatro na mesma instituição. É professor convidado na especialização em Arte-Educação do ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Encenação Teatral e Concepção Coreográfica, atuando principalmente nas linguagens artísticas do Teatro e da Dança.
Link para currículo Lattes                 Contato: wrprof@gmail.com